Os Ventos do Inverno

14:33:00

Saudações!

Hoje é dia 27 de junho e ontem (26) foi exibido o último episódio da sexta temporada de Game of Thrones. Então senta que lá vem textão, ok? A princípio farei uma análise simples pra quem quiser ler sem tomar spoiler, e então avisarei o ponto em que haverá spoiler, beleza? E se você quiser pular essa parte sem spoilers, fique à vontade também.



Game of Thrones é uma série de televisão norte-americana baseada nos livros de George R. R. Martin. A série ganhou o nome do primeiro livro da série, Guerra dos Tronos, embora seja uma série de livros chamada As Crônicas de Gelo e Fogo. O primeiro episódio foi ao ar em 2011 e o final está previsto para 2018 - cry ;-;

A série gira em torno das famílias mais importantes de Westeros que lutam entre si para conquistar o Trono de Ferro - na verdade a luta é basicamente por sobrevivência, pois você joga o Jogo dos Tronos ou morre. Há muita política e estratégia rolando, e é preciso muita atenção pra entender a história. Sim, há muito sexo e muitas cenas de violência, mas o que é a vida real perto de uma série de televisão?

Quando os espectadores começam a comentar sobre a série e quem não assiste reclama sobre o auê todo, é porque a série é realmente muito boa. As reviravoltas raramente são previsíveis, e há tanta coisa acontecendo que temos espaço pra fazer centenas de teorias sobre centenas de personagens diferentes. Poder discutir sobre uma série tão ampla é a parte mais gostosa de assistir/ler Game of Thrones. Quando nós lotamos a sua timeline com imagens da série é porque estamos muito empolgados com o que aconteceu, então tenha um pouquinho de paciência e nos deixe ser felizes - aliás, assista à série e seja feliz também.

O último episódio foi, sem dúvidas, um dos melhores da série. Eu tava achando muito difícil superar A Batalha dos Bastardos, mas eu fico inclinada a dizer que Os Ventos do Inverno (nome também do próximo livro da série, que já deveria ter lançado) superou o episódio nove. As emoções foram tão intensas que eu mal tive tempo de me recuperar de um choque pra tomar outro soco na cara. Houve mortes, sim, mas houve vitória e cenas memoráveis, que sem dúvidas ficarão na história não só da série, mas da história das séries de televisão também.

Essa série me ensinou a dividir as coisas - livro é livro, série é série - e a aproveitar o melhor que os dois mundos têm a me oferecer. Tem diferença entre livro e série? Muita! Mas a série também é muito boa, mesmo que o livro seja muito mais espetacular. Saber diferenciar me proporcionou bons momentos de emoção diante da TV.


Indico com todo o meu coração essa série, e se você gosta de muita - muita - emoção, aventura, vingança e estratégia, sem dúvidas não se arrependerá.

ATENÇÃO: a partir deste ponto haverá spoiler

Desde o episódio oito em que o julgamento por combate é proibido por Tommem já havia gente falando que era sobre o Fogo Vivo que Cersei tava querendo saber quando falou com Qyburn. Se você não se lembra, foi Fogo Vivo que Tyrion usou pra ganhar a Batalha da Água Negra na terceira temporada e também era com ele que Rei Louco, Aerys Targaryen, pretendia destruir a cidade. E as especulações se mostraram certíssimas quando Cersei não compareceu ao próprio julgamento.

Mas pra mim o que mais chocou foi o suicídio de Tommem, que foi algo realmente inesperado por mim - mas que Cersei tinha que ter previsto.

E aqui chegamos a um ponto muito interessante: a profecia feita pela Maggy, a Rã, quando Cersei ainda era menina. Essa profecia dizia que ela teria três filhos e que todos eles morreriam, um a um, e então seu irmão mais novo a mataria.

Durante toda a história ela protegeu os filhos o melhor que pôde e tentou defender-se de Tyrion, seu irmão mais novo, pois sempre acreditou que ele a mataria. Acontece que parte da profecia acaba de acontecer com a morte de Tommem. Como, então, Cersei morrerá?

Acredito que ela agora ficará louca de ódio e desejo de vingança - apesar de outras pessoas terem mais direito à vingança do que ela - e então se tornará uma rainha vil e cruel, assim como foi o Rei Louco - queimar todo mundo foi um excelente começo pra isso. Jaime Lannister, na obrigação de manter a paz no reino, a matará.

Faz sentido, não faz? Apesar de serem gêmeos, ele é alguns minutos mais novo do que ela.


A profecia dizia ainda que uma rainha mais jovem e bela roubaria tudo o que ela ama. E pra ela essa rainha é claramente Margaery - mas ela tá enganada. Eu só fico pensando que a jovem florzinha não merecia a morte que teve. Era uma excelente personagem, uma jogadora forte com alto potencial e que foi totalmente desperdiçada com uma morte brutal. Honestamente, ela podia ter sido poupada ;------;

Aproveitando o gancho dos Tyrell, somos apresentados à uma nova aliança de mulheres espetaculares: Olenna Tyrell e Elaria Sand - Jardim de Cima e Dorne. Temos ali uma aparição (que beira a bizarra) de Lorde Varys - que tipo de transporte ele usa pra chegar tão rápido aos lugares?

"Cersei roubou meu futuro. Ela matou meu filho. Ela matou meu neto. Ela matou minha neta. Não é sobrevivência que eu procuro agora" - Olenna Tyrell.

A aliança das duas e o possível apoio dos Tyrell à Daenerys nos leva à nomeação de Tyrion como Mão da Rainha (RAINHAAAA) e a tão esperada partida para Westeros. A cena do Dragão junto com o Leão me emocionou de um jeito que não sei nem como explicar. Foi incrível, tocante, simbólica. E eu nem preciso falar muito sobre ela ter f i n a l m e n t e partido de Meereen e ido pra Westeros, né? Não? Beleza, vamos ao próximo arco que talvez seja o que eu mais vou falar aqui.


Jon Snow?

Não, meus queridos.

Jon TARGARYEN

T A R G A R Y E N


Eu não posso acreditar que vivi pra ver a confirmação da teoria mais falada de toda a série: Jon Snow não é filho de Ned Stark e sim de Lyanna Stark com Rhaegal Targaryen.

Se você não entendeu muito bem essa parte, eu te explico:

Lyanna é a irmã mais nova de Ned e estava prometida à Robert Baratheon - isso mesmo, o rei que morre na primeira temporada, marido de Cersei e tal, e "MORE WINE" - e então eles foram a um festival que acontecia todos os anos. Lyanna é eleita Rainha da Beleza e do Amor por ninguém mais, ninguém menos que Rhaegal Targaryen, o príncipe dos Sete Reinos. Ele simplesmente se apaixona por ela perdidamente e fala "foda-se o trono, eu quero aquela mulher" e então rapta Lyanna e a guerra que pôs um fim ao reinado Targaryen é iniciada.

Dessa parte você lembra?
Ok.

Quando a guerra tá no finalzinho, Ned recebe um chamado de que Lyanna tá muito mal, presa em um lugar chamado Torre da Alegria. Lá ele tem uma luta mortal e consegue chegar até sua irmã a tempo de vê-la em seu leito de morte. Quando ela tá em seus últimos segundos, ela diz:

"Prometa-me, Ned"


Depois disso Ned volta pro Norte com uma criança ilegítima nos braços.

Isso se repete muito durante o primeiro livro inteiro durante os capítulos de Ned, e sempre foi muito comentado pelos fãs. Como um homem tão honrado teria tido um filho fora do casamento? Justo Ned que levava Catelyn tão a sério, mesmo que não a amasse no início de seu casamento?

No último episódio desta temporada a teoria de que Jon não era filho de Ned foi finalmente confirmada em uma cena muito emocionante. Só quem quer se fazer de sonso ainda diz que "só foi confirmado que ele é filho da Lyanna". Me poupem, o que mais vai ter que acontecer pra vocês acreditarem que ele é nascido de Gelo e Fogo?

Que ele era peça fundamental pro desfecho dessa história todos nós sabíamos, mas só a próxima temporada poderá dizer o que ele terá que fazer no final pra cumprir seu destino - será ele Azor Ahai? Eu acredito que sim.


Esse fato nos fornece mais material pra formar teorias e com certeza dará assunto suficiente pros próximos meses, até o retorno de Game of Thrones - vou ter MESMO que esperar quase um ano pra ver a continuação?

E aqui fica a minha pergunta: quando é que vai lançar Os Ventos do Inverno? Martin, acelera aí!

Nos resta agora a expectativa da próxima temporada e dos próximos e sofridos 13 episódios (se não me engano) que nos aproximam do final da série. Os Starks estão se reunindo e o norte tem um novo Rei (meu deus, não consigo conter a emoção), Daenerys tá indo pra Westeros e Cersei tá no trono de Ferro.




E aí, em quem você aposta?

Até o próximo post!
Ah, e essa menina é a melhor parte da série:


Atenciosamente,
A.

[ATUALIZAÇÃO 30/06] A HBO divulgou um gráfico indicando parentescos e alianças entre os personagens de Game of Thrones, confirmando definitivamente que Jon é filho de Rhaegal. Pra quem não acreditava, dois beijos. Além disso eles explicaram que as linhas temporais dos personagens é diferente, e por isso Varys aparece em Dorne e depois em Meereen - eu já sabia, mas não deixa de ser esquisito pra quem assiste, assim como o aparecimento repentino de Arya nas Gêmeas. Uma cena rápida deles em um navio indo ou vindo já teria bastado pra evitar essa confusão.

Você também pode gostar:

0 comentários

Dê um like no Facebook

Total de visualizações de página

Subscribe